Por Walmir Pavam
“…A essência do espaço é social”
“ Cada localização é, pois, um momento de imenso movimento do mundo, apreendido em um ponto geográfico, um lugar. Por isso mesmo, cada lugar está sempre mudando de significação, graças ao movimento social…”
Santos, Milton. Espaço e método.
A ideia do texto, em sua primeira versão de 2012, partiu principalmente de uma experiência desenvolvida por mim no CEU Três Lagos, em 2004, num projeto com cunho artístico-pedagógico (Programa Vocacional), em que se relacionavam dialogicamente um artista orientador de teatro e artistas vocacionados (nome dado no Programa aos aprendizes), moradores do bairro do Grajaú, com vivências diferentes tanto da arte quanto da cidade.
Minha experiência pessoal fundida a deles resultou numa terceira: o encontro de experiências. Esse encontro foi possível porque existia uma intenção de aproximação, respeito e interesse de conhecimento de ambos os lados. O encontro mudou, inclusive, o olhar desses vocacionados e o meu sobre o próprio lugar. Um dos muitos procedimentos que propus foi o passeio a campo: eu e os artistas vocacionados íamos às ruas do Grajaú conhecer e conversar sobre os lugares. Parávamos nos pontos onde eles tinham vontade de contar depoimentos sobre histórias vividas ou ouvidas. Era um momento de expressar a experiência vivida nos lugares. Em seguida, essas histórias se tornavam materialidades cênicas a partir de procedimentos diversos, ressignificando artisticamente experiências sociais e humanas. (...)
A dramaturgia textual, embora mantenha a estrutura e as situações originais da primeira versão, continua a sofrer influências do processo de encenação.
(Trecho extraído de https://nucleourbanos.wordpress.com/minha-cidade-pode-nao-ser-a-sua/)
Temporada: 31 de julho a 06 de setembro no Teatro Zanoni Ferrite
Ingresso especial para Artistas Orientadores e Vocacionados: R$2,50
Maiores informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário